"Co stress"!

Olá ... 


Bem o tema de hoje é o stress ...! 


Hoje à tarde a minha mãe disse-me: 


"tens que relaxar, pareces stressada! Bebe um copinho de leite, é bom para acalmar!"


Poiséeee ... como é que ela se lembrou!? :D


Então lá fui "cuscar", para relembrar alimentos que relaxem o Sistema nervoso (para dar um alívio à minha mãe ... quer dizer, não é que eu estivesse mesmo stressada, até nem estava!)

Aqui estão algumas coisinhas que encontrei  ... 




Frutos e vegetais frescos 


Um estudo britânico onde pesquisaram as opiniões dos indivíduos que consumiam 2 a 3 frutos/vegetais por dia, verificaram que: 70% melhorava o humor e 25% reduzia os acessos de ataques de pânico e ansiedade! (ok .. tá bem, a "coisa" é rica em antioxidantes e vitaminas .. tá certo!) 







Alimentos integrais


Os hidratos de carbono complexos aumentam a quantidade de serotonina sanguínea! Alimentos: pão integral, arroz integral, bolachas integrais, aveia, etc.! E como são absorvidos lentamente (ao contrário dos HC simples), não disparam o açúcar sanguíneo, evitando assim a irritabilidade e o mau humor! :D Tá certo! 







Chá verde

Um estudo realizado no Japão em mais de 40 mil pessoas, revelou que os níveis de stress psicológico eram 20% inferiores nos que ingeriam 5 chávenas de chá verde por dia (versus os que apenas ingeriam 1)! 
Ok tá bem! :D Mais chá verde ... 



Algas marinhas 

Estes vegetais do mar são ricos em iodo, um mineral muito importante no combate ao cansaço e à depressão! Além das algas  serem também uma óptima fonte de magnésio, o que pode melhorar o sono! (toca a ingerir algas ... excepto pessoas com hipertiroidismo ... (como eu... :P ...que tenho que "dosear" o sushi!)) 



Beterraba 

Uma beterrada fornece mais de 30% da dose diária de folato! Valores baixos de folato estão associadas a: cansaço mental, esquecimento, confusão e insónia! 
Medicação como: redutores de colesterol, anti-inflamatórios, pílulas contraceptivas, medicação anti-diabetes, reduzem as doses de folatos! 
Importante: consumir a beterraba fresca, uma vez que, depois de cozinhada perde cerca de 40% do folato. 
Dica: ralar, bem raladinho e colocar nas saladas! 



Cogumelos

A depressão, ansiedade e cansaço podem estar associados à diminuição do selénio! Os cogumelos são ricos em selénio! (e eu adoooorooo cogumelos!)








Chocolate preto

Ora então! Estudos recentes referem que ingerir 20g de chocolate preto por dia, durante 2 semanas reduz os níveis de hormonas do stress. É rico em magnésio: reduz a TPM, caimbras, retenção de líquidos, cansaço, depressão e irritabilidade! 
Os antioxidantes do cacao reduzem a pressão arterial e melhoram a circulação = melhor fornecimento de oxigénio e nutrientes a todas as células (incluindo as cerebrais). 
Ah .. e o chocolate contém substâncias únicas que geram sensações fantásticas (Mas esta já toda a gente sabia!) :D ..
Dica: escolher um bom chocolate preto .. 70% cacao.










Ah e quanto ao leite, encontrei isto: 






Mamã .. tens sempre razão! :D *

Bem .. como dá para subentender, os alimentos "maus" também não entram aqui (nestas coisas do stress) ... por isso, bom bom é variar o mais possível na dieta ... e quando mais cansados, incluir algumas das coisas atrás referidas! :D 

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top