Repelir os Mosquitos!

 Já aqui tinha falado nos mosquitos, e prometi que um dia faria um artigo sobre eles! 

Com as notícias de hoje ... pensei: não é tarde, nem é cedo, hoje o tema é esse! 

Eu detesto mosquitos ... sou daquelas pessoas que atrai a bicharada, tenho as pernas numa vergonha - o que me obriga a não usar saias nem vestidos (que eu gosto!)  há umas semanas - ... e mesmo assim, "os pestes" atacam" por cima da roupa!

E agora sabemos "oficialmente" que além de chatos e massacrantes ... eles podem ainda transmitir a recente e temida dengue aqui na ilha !! :( 





Agora vamos dar mais uso aos repelentes e às raquetes do chinês! 


Como repelir os insectos pela alimentação?! 

Pensa-se que alimentos ricos em vitamina B1 (Tiamina) têm um efeito repelente natural contra mosquitos e pernilongos. Entre a comunidade cientifica este ainda é um assunto controverso, mas o que se pensa é que esta vitamina produz um odor na pele, que é imperceptível por nós (humanos) mas que os mosquitos detestam. 

A dose "recomendada" como repelente é de 25 a 50 mg três vezes ao dia, ou seja, entre as 75mg e as 150mg por dia. O efeito demora cerca de 1 a 2 semanas a resultar!!  E por ser uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) esta ingestão de vitamina B1 deve ser constante para continuar a ter o efeito repelente! 

Esta vitamina é encontrada na maioria dos alimentos, mas regra geral em pequenas quantidades. 

As melhores fontes de vitamina B1 são: 

Por 100g: 

- levedura de cerveja (10 mg)
- soja (1,2 mg)
- cereais integrais (1 mg)
- sementes de girassol (1,5 mg)
- carne de porco (0,7 mg)
- nozes (0,33 mg)
- gema de ovo (0,21mg)
...

Como podem ver, 100mg de vitamina B1 não são muito fáceis de perfazer para poder ter este efeito repelente! (Até porque normalmente a dose diária recomendada são de apenas cerca de 1,1mg/dia) ... Portanto, outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 suficiente é recorrer a um suplemento desta vitamina ou de levedura de cerveja (e tentar perfazer as 100mg ... !!) 

Quanto aos repelentes "exteriores"... segundo a mercearia do plano D funcionam bem os repelentes com citronella e o tea tree oil (um óleo, que é bom para tudo-e-mais-alguma-coisa)! 



Se conhecerem mais sugestões repelentes destes "ranhosos" ... estou ansiosa por saber mais! 

Beijoss *** 


Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top