Quantas vezes já emagreceu e engordou?!


Olá olá! 



Emagrecer, engordar, emagrecer, engordar! Parece-vos familiar?! O famoso efeito "iô-iô" ou efeito "sanfona". 

Então hoje decidi fazer um post sobre este assunto. 

Captura de Tela 2014-06-27 às 16.42.20

A verdade, verdadinha, é que não existe um método realmente eficiente e INFALÍVEL de emagrecimento e definição do corpo, e quando ele aparecer: será manchete de todos os meios de informação e comunicação do planeta! Mas, isso está longe de acontecer e a maior prova disso é que as taxas de prevalência de excesso de peso e obesidade têm vindo a aumentar no mundo inteiro (e não a diminuir)!

Mas ouvimos tanta coisa: dieta zero, “dieta da barriga seca”, “perca 3kg numa semana”, dieta 10, dieta de pacote, dieta sem HC, dieta sem trigo, dieta detox, dos sumos, da sopa ... sei lá ... a venda é tanta, as opções são tantas! Ainda para mais todas as pessoas percebem do assunto: amigos, vizinhos, esteticistas, funcionários de supermercado, sites e revistas, todos nos dão uma dica "mágica" para emagrecer! 

A minha experiência clínica diz-me que o "truque" é este: Força de vontade! Foco! Disciplina! Persistência! E um bom plano, um plano adaptado a cada um! 

Até é simples seguir um qualquer método, e rápidamente emagrecer! Mas e manter?! Muitas vezes dou por mim em consultório a explicar aos pacientes que NÃO quero que emagreçam 2 e 3 quilos numa semana … muitos aceitam e percebem, outros ficam espantados! Nas dietas rápidas,  a velocidade é rápida nos dois sentidos, para emagrecer e para engordar! E são díficeis manter e evitar o efeito io-io!

Antes de começar qualquer dieta, questione-se: será que vou conseguir manter esta alimentação para sempre? Ou só agora que estou motivado?
Não se engane... estatisticamente, muito poucas pessoas conseguem manter o novo peso por mais de 2 anos, aquando de uma dieta rápida!! Alguns dizem que ronda entre 2% e os mais optimistas dizem que pode ir até aos 10%! Acham mesmo que estão nos 2%? E que vão conseguir um "sucesso" a longo prazo?! Pensem nisso ... senão, só vão estar a fazer a dieta para aumentar a taxa dos que “emagrecem e engordam”! 

Costumo dizer aos meus pacientes que o sucesso da dieta, depende de como correr o emagrecimento: se for correcto, adaptado e equilibrado, há muito mais garantias de manutenção! 

Pensamento errado: "vou começar a dieta, e vou ter força de vontade e “cortar tudo”, mais para a frente vou tentar não engordar e vou conseguir"! (Garantidamente, emagrecem e depois engordam!)
Pensamento correcto: "quero mudar de vida, e melhorar a minha alimentação, vou fazer uma dieta adaptada a mim e que seja real e fácil de cumprir no meu dia a dia... e a longo prazo" (Boa, vão consolidar os hábitos!)

Desculpem desanimar amigos, mas a verdade é que não há milagres, não há magia! Mas as boas notícias, é que se quiserem, conseguem! Está em cada um de vós! 

* Procurem sempre bons profissionais da área, sejam críticos quanto à vossa dieta ... e sigam em busca dos vossos sonhos e objectivos! ;)  





2 comentários

  1. Ainda não terminei "a minha dieta"...mas...não me arrependo nem um momento de ter começado esta caminhada e muito menos 1 cêntimo! Quero concerteza (e vou!) fazer parte dos que mantêm o "sucesso" a longo prazo... Sempre gostei de saborear umas boas "porcarias"...ora batatas fritas, ora gelados...ora gomas... sempre com o pensamento: "ah...depois faço um bocado de desporto e queimo isto!". Contudo...apesar de sempre ter adorado desporto, não tinha disciplina, muito menos depois de ficar sem a minha principal disciplina alimentar (a minha mãe).
    Continua a apetecer-me por vezes saborear uma das tais porcarias, mas...tenho sido mais forte e quero continuar a sê-lo. Sim...por vezes como, mas depois sei compensar ou pela própria alimentação ou pelo desporto, mas graças à Dra. Nádia Brazão, que além de adorar o que faz, incentiva, cativa e ensina e muito como comer!
    O meu obrigada desde já...pelo incentivo, por todos os ensinamentos e pela fantástica boa disposição!
    :-)
    Joana Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada pelas palavras Joana! Acabaste de ganhar um lugar no blogue (vais ser um próximo caso clínico!) ahah
      É verdade que precisavas de alguma orientação ... mas sem dúvida que o mérito é TODO todo... pela tua persistência e disciplina! E o prazer é todo meu poder te acompanhar ...
      A ainda temos que combinar uma partida de squash! ahah
      Beijocas ****

      Eliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top