Como cozinhar Quinoa !?

A quinoa tem ganho cada vez mais adeptos, pelo seu sabor e também pela sua riqueza nutricional. Tem apenas 377 Kcal por 100 gramas e tem 14g de proteína. É rica em vitaminas e minerais, como o ferro, magnésio, zinco e potássio. 
Mas eu estou a escrever este post, porque soube de uma "discussão acesa" entre uma tia minha e a minha prima acerca de como cozinhar a quinoa ... 

Então Titia e Priminha, aqui vai a maneira como eu cozinho: 

1º Lavagem 

Passo sempre a quinoa por água quente, e deixo de molho durante 2 minutos. Mesmo sendo pré-lavados é importante enxaguar para retirar a saponina (o que provoca a espuma quando lavamos os cereais).

2º Cozedura

Como o arroz, a proporção é de 2:1, ou seja o dobro da água para a dose de quinoa. Deixo primeiro a água levantar fervura e depois adiciono a quinoa. Assim que voltar a ferver, tapo e deixo cerca de 15 min numa temperatura mais baixa. Deixo descansar com a tampa fechada antes de servir por 5 minutos (ou então sirvo logo). 
A quinoa depois de pronta fica translúcida e com umas linhas brancas em volta. 

Também gosto de deixar arrefecer e usar em saladas, aliás é como mais gosto! ;) 


Esta foi uma salada que trouxe para o almoço: 




E deixo-vos aqui este vídeo bem engraçado, de como cozinhar quinoa, cusquem * 


E vocês já experimentaram!? 

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top