Dicas para um Bom Natal!

O Natal está à porta! Eu adoro o Natal, adoro estar com a minha família toda, da azafama de primos e tios e amigos e de trocar presentes e abraços! Mas há muita, demasiada comida à nossa volta! É uma altura em que nos permitimos a muito, estamos confortáveis e preenchidos de carinho, e queremos oferecer comida e comer comida!

Ora bem, este post vem nesse sentido, como diminuir o impacto do Natal no nosso corpo! Faço este post, não só por não querer que os meus pacientes engordem, mas para prevenir complicações dos excessos! O Natal é das alturas do ano, com maiores casos de avc's, tromboses e outros problemas associados ao excesso de consumo de açúcares refinados, gorduras saturadas e álcool.

Enfim, aqui vão umas dicas boas e bem dispostas!


Dica 1

Começar bem cedo o dia com uma refeição calma e controlada, um pequeno-almoço que nos sacie e que não dispare logo cedo os níveis de insulina. Com esta dicas vamos evitar  o "ataques aos doces" mais tarde no dia! 
Sugestão 1: uns flocos de aveia com bebida vegetal, frutos secos, e uma banana (vejam esta receita deliciosa)
Sugestão 2: um sumo verde como este
 E usar e abusar de boosters: spirulina, proteina de cânhamo, sementes de chia e linhaça, pólen de abelhas. 

Para quem não tem este pequeno-almoço calmo, e vai para as missas do parto, onde com certeza aparecem sandes de carne de vinha d'alhos, cacau quente, licores e broas ... aconselho a não "provarem" estas iguarias em todas as missas, e que tomem antes um pequeno-almoço. 
Mas aproveitem para rezar, cantar, rir e dançar! 


Dica 2

Tenha sempre consigo uma garrafa de água. 
Este é mesmo um truque. A avaliar pelos anos anteriores, só se "safa" do aumento de peso, quem insiste na ingestão de água! Também serve chás de ervas. 

Dica 3

Manter o frigorifico cheio de coisas saudáveis! 
Quando chegar a casa das festas e jantares de Natal, faça questão de ter sempre snacks de meia-noite saudáveis, como estas bolachinhas, ou estas, e uma barra de cereais. (também são boas para deixar ao Pai Natal com um copinho de leite de aveia).
Também podem usar estas receitas para partilhar com a família nas festas, em vez de contribuirem para a "obesidade" com sobremesas e doces carregados de açúcares e gorduras, levem sobremesas mais saudáveis. 

Dica 4 

O Natal está também ligado a estarmos cansados, passarmos horas de pé, andarmos mais na rua e ao frio, quer seja para ir à noite do mercado ou às missas do galo, e também passamos mais tempo perto de pessoas que estão doentes e que espirram, pelo que é uma altura em que o sistema imunitário baixa. 
Devemos ter sempre fruta fresca e de época, aproveitarmos a vitamina C das nossas tangerinas, e ter sempre em casa: couves, batata-doce, cogumelos, beterraba, espinafres e couves e brócolos, e ainda outros: gengibre, limão, alho. Ou seja, alimentos que fortalecem o nosso sistema imunitário.
Podemos começar o dia com um bom copo com água e limão fresco e biológico!

Dica 5 

Esta é uma dica de beleza. Com o frio, a nossa pele e cabelo ficam desidratados e baços. Sugestão: ir à cozinha buscar o oleo de coco, e  usar como na pele, cabelo e lábios, é TOP!
Cá em casa é o único hidratante, deixei de usar "cremes caros" e para peles atópicas no Zé Pedro, pois a solução estava mesmo na minha cozinha.

Dica 6

Façam exercício. 
Podem se inscrever na equipa da São Silvestre do Plano D. Ter um compromisso como este, "obriga-nos" a não cometer tantos disparates, e a fazer treininhos - para que não façamos figurinhas na prova! 

Dica 7

Apanhar sol, a vitamina D está em falta nesta altura do ano, saiam dos gabinetes e de casa, e vão apanhar sol! 
E descansar e relaxar. É uma altura tão frenética que por vezes esquecemo-nos de parar. Parem! E percam tempo a fazer o que vos faz feliz! 

Aqui esta um bocadinho do meu Natal!






1 comentário

Ideias dietéticas ...

Back to Top