Fome emocional

Todo o ser humano come por necessidade biológica, nutricional. Para podermos "pensar", trabalhar, para o funcionamento normal do nosso corpo e de todo o metabolismo. E este acto de “comer”, é inato, automático e  intuitivo!
Cada vez mais, o ritmo frenético que as nossas vidas adquirem, levam-nos a fazer escolhas alimentares: ou porque estamos cansados, ou porque merecemos, ou porque nos queremos consolar, porque nos chateamos, porque estamos felizes, ou porque queremos festejar qualquer evento!  Há muito que as escolhas alimentares deixam de ser meramente “biológicas” para adquirirem todo um nível emocional!
E normalmente estas escolhas vão sempre para alimentos, do ponto de vista nutricional pouco interessantes, hipercalóricos, ricos em gorduras, açúcar ou sal: bolos, chocolates, batatas-fritas ... a lista é infindável!
Depois das “crises” vêm os “pesos de consciência”. Passamos imenso tempo a planear o nosso ideal-tipo de beleza e de saúde, para em três segundos de devaneio fazermos um disparate alimentar! Mas  serão assim tão disparatados?! E será que estes impulsos têm explicação?!

Cada vez mais a ciência tem provado que a composição dos alimentos que ingerimos pode afectar o funcionamento do cérebro, modificando coisas simples como o nosso humor, o nosso estado de alterta e até a percepção à dor.
Os alimentos têm capacidade de modificar a produção e libertação de neurotransmissores, ou seja, os mensageiros químicos que transportam informações de uma célula nervosa para outra. Isto tudo passa-se a nível cerebral, e a ciência ainda tem muito por explicar.
As dietas radicais, que restringem completamente algum grupo alimentar, são muito pobres nutricionalmente e afectam diretamente a química cerebral. Isto provoca grandes alterações de humor, como ansiedade, tristeza, depressão até pânico, além de fraqueza, cansaço e falta de energia.
Aqui vão umas dicas para mudar a dieta e melhorar o nosso humor:

Se está stressado, coma hidratos de carbono e proteínas mas não “ataque” os bolos!
A ligação direta entre a comida e o humor pode estar relacionada com o triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor capaz de reduzir a dor, o apetite e produzir “aquela” sensação de calma, até sono!
Em vez de atacar o chocolate, coma uma banana ou uns frutos secos! 

Para melhorar a memória e a concentração, vamos comer: ovos!
A colina é uma vitamina do complexo B, percursora da acetilcolina, um neurotransmissor, que está presente em alimentos ricos em colesterol como ovos e fígado. A falta desta vitamina pode causar alterações de memória e de concentração.
Pode comer 1 ovo por dia, sem qualquer risco.

E se está sem energia, sem “pachorra”, coma proteínas.
A proteína quando digerida divide-se em particulas mais pequenas designadas de aminoácidos. A tirosina, um destes aminoácidos, pode aumentar a produção de dopamina e de adrenalina que são neurotransmissores que melhoram a nossa energia e estado de alerta.
Aqui devemos ingerir: peixes, carnes, aves e ovos, queijos, leite, tofu ou até um batido de proteínas (whey).

Está sempre aborrecido?! pode ser falta de folato, ou de selénio!
A deficiência d­­e folato tem sido associada a depressão em alguns estudos, por levar a queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas como 200 microgramas são suficientes para melhorar o humor e podem ser obtidas numa refeição com espinagres ou num copo de sumo de laranja.
Pensa-se que o selénio possa ter alguma função neurológica ainda desconhecida e o seu mecanismo de acção é um mistério. Mas alguns estudos verificaram que indivíduos mais ansiosos, irritados e depressivos quando suplementados com selénio, ficam mais “bem-dispostos”. E não custa adicionar à dieta alimentos ricos em selénio, como por exemplo: 1 castanha do pará por dia!
Ainda existem mais dicas para melhorar o bem-estar, e as crises de voracidade alimentar, desde fazer um bom pequeno-almoço, não ficar muito tempo sem comer, beber água, fazer exercício e dormir bem! Parece muita coisa, mas nem é nada de especial, porque não experimentam?!
E claro... não se chateiem! Take it easy haha





Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top