Glúten!?

Não há dia que não fale em glúten. Cada vez mais existem produtos sem glúten e pessoas a o retirarem da sua alimentação. É sem dúvida um bom assunto para o blogue. 
Falo-vos não em doença Celíaca diagnosticada, porque nessa é fundamental a restrição completa do glúten na dieta, mas sim em "sensibilidade ao glúten não celíaca". 
O pão, os bolos, as bolachas, as massas, estão "em todo o lado"! Substituímos frutas por bolachas, refeições com vegetais e proteína por sandes, e bolachinhas em todos os snack's... e a saúde "global" nem por isso tem melhorado. 
Então e o que é isto do glúten?! O glúten resulta da mistura de proteínas que se encontram no endosperma dos cereais da família das gramíneas. Estas prolaminas designam-se da seguinte forma: trigo (gliadina); cevada (hordeína); centeio (secalina); aveia (avenina) ... enfim! 
O consumo excessivo destes alimentos parece estar relacionado com um desenvolvimento tardio de alergia ao glúten. 
Os sintomas desta hipersensibilidade podem ser vários: desde diarreia, obstipação, alterações da tiróide, rinite, sinusite, alterações na pele, doenças auto-imunes, cefaleias, enxaquecas, depressão, enfartamento, aborto, aumento da gordura abdominal, entre outros! 
Como podem ver, vários sintomas, e muitos deles frequentes em muitos de nós! Nestes caso, em consulta experimento a remoção do glúten, e se efetivamente for o caso de intolerância a esta proteína, as pessoas melhoram quase que "automaticamente"! A dieta do paleolítico, por exemplo, também não inclui o glúten, uma vez que não inclui cereais, são boas guidelines para quem deve fazer uma dieta isenta de glúten, uma vez que procura produtos naturais para o substituir: batata-doce, outros tubérculos, sementes, frutos secos, e não outros produtos embalados e processados isentos de glúten mas ricos em calorias, açúcares e gorduras hidrogenadas.
Uma ressalva vai para a aveia, neste caso o glúten está presente como um contaminante do processo de produção e não naturalmente no grão. 
MAS,

Mas cada caso é um caso, e deve ser avaliado individualmente, não é necessário retirar o glúten a um indivíduo saudável: além de ser difícil cumprir a dieta, há alimentos perfeitamente bons que contêm glúten.
Antes de mudanças radicais na sua alimentação, controle os excessos e procure uma consulta de nutrição para ser acertar o metabolismo e despistas possíveis intolerância alimentares.




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top