4 Dicas: Alimentos X Produtos Alimentícios

Nem tudo o que nós comemos é alimento! Existem grandes diferenças entre alimentos e produtos alimentícios/alimentares!

Por definição, os alimentos, encontram-se na sua forma natural, sendo de origem vegetal ou animal, e para o seu consumo imediato apenas se exige a remoção da parte não comestivel e/ou os tratamentos indicados para a perfeita higienização e conservação do alimento.
Por sua vez, o produto alimentício é todo o alimento derivado da matéria prima alimentar (ou seja do alimento in natura) ou até de outras substâncias permitidas (que não alimentos), obtidos por processos tecnológicos.

Compliquei?!

Passo a explicar, alimentos in natura são todos os que consumimos tal como encontramos na natureza: sem conservantes, sem aditivos e sem nenhum produto adicionado que os modifique ou interfira com a sua validade. Tudo fresquinho!! 
Já os produtos alimenticios ou alimentos processados, passaram por uma ou mais interferencias que modificaram a sua forma original. Geralmente com o objectivo de aumentar o tempo de prateleira e o sabor (para serem mais interessantes do ponto de vista económico!)

Um “passeio” ao supermercado pode ser uma aventura. Deparamo-nos com um mar de informações que às vezes até para mim (que estou “mais ou menos” dentro da área) é super complicado...
Vivemos numa era em que os alimentos que “duram mais tempo”, os “que sabem melhor” ou os “que são mais baratos” passaram a ser os seleccionados... e esquecemo-nos de fazer perguntas tão óbvias, tais como:

  *Que alimento é este?
*De onde veio?
*Qual a sua composição? O que leva? Quais os ingredientes?
*Como foi tratado?  
Passamos a fazer escolhas, não pensado no mais importante: o nosso corpo, bem estar e saúde!
Deixo-vos quatro dicas simples para serem mais críticos nas vossas escolhas:

1 – Escolham mais produtos sem rótulo (porque significa que são alimentos)
2 – Dos que têm rotulo, leiam a lista de ingredientes: se contiver nomes estranhos que não conseguem pronunciar .. não comprem, não é comida!
3 – Tentem compreender de onde vem a carne ou o peixe que compram, e como é que foi a vida do animal. Por exemplo: se peixe, prefiram de captura no mar, se carnes, que tenham vivido ao ar livre (nada de peixes de aquacultura, nem frangos de aviário)
4 – Escolham mais produtos naturais, locais e de preferência biológicos.

Atenção, nem todos os produtos alimentícios e processados são maus...é uma questão de sermos consumidores críticos!

E então, já costumam ser críticos nas vossas escolhas?!





Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top