#2 Rotina de exercício na Gravidez

Logo que soube que estava grávida cancelei a ida ao PT. Não porque não devia fazer exercício... mas que não queria que ele soubesse que estava gravida! haha 
É claro que inicialmente ficamos com mais receio de fazer desporto de impacto, principalmente saltos, trails ou aulas mais intensas [que era o que eu fazia]. E eu confesso que "sofri" desses receios.
De qualquer forma não quis parar de fazer exercício, então optei por fazer caminhadas. Sempre que possível fazia uma caminhada de 1 hora. A verdade é que sentia que "era igual ao litro", mas na prática não era. Era melhor que não fazer nada, e melhor que ficar no sofá!
Por volta das 8/9 semanas fui experimentar aulas mais calmas no ginásio: Bodybalance e Pilates. 
Gostei imenso, e gostei de sentir que estava a vivenciar novas experiências!
Yoga também era uma excelente opção, mas infelizmente o meu horário não coincidia com as aulas. 

Já a partir das 10/11 semanas, achei que já chegava de tanta "pasmaceira" Ahaha!
Voltei aos treinos com o Gonçalo! Ele adaptou o treino à "minha barriga", e aí sim voltei a treinar com mais intensidade (treinos à Carolina Patrocínio), tenho gostado muito: usamos bolas, elásticos, fitas de TRX e tanto quanto a imaginação do Gonza permite.

Comecei também a fazer spinning, o que é óptimo para "queimar" e por enquanto não sinto quaisquer limitações [a não ser não me conseguir debruçar sobre a bicicleta (porque a barriga não permite)]. 
A semana passada fui fazer hidroginástica e também gostei muito. 

Resumindo eu tento fazer: 
* PT 1x/semana
* Spinning 1x/semana
* Pilates 1x/semana
* Hidroginástica/Natação 1x/semana.

E sempre que posso vou andar a pé. 
Não é o ideal, o ideal seria fazer exercício diariamente, nem que fosse apenas a caminhada. Mas não vos vou mentir: não tenho conseguido! 

De qualquer forma queria-vos dizer que para este processo tem sido essencial o excelente acompanhamento dos técnicos do ginásio (do Onda Revital) e do Gonçalo (do Plano D). 
Qualquer um dos instrutores (o Sílvio do Spinning e o Semblano do Pilates) adapta alguns dos exercícios à gravidez, e estão sempre preocupados connosco. Parece "mimo", mas a verdade é que é uma segurança sabermos que estamos a fazer a "coisa certa".

Dicas: 

1. Perguntem sempre ao vosso médico o que acha, e a um personal trainer que exercícios ou aulas podem fazer. 
2. Não parem de fazer exercício (apenas se com contra-indicação médica)
3. Se não faziam nada, é boa ideia começar com: caminhadas, pilates, yoga e aulas de alongamentos. 
4. Cada caso é um caso, nunca se esqueçam! 





Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top