O meu MIUT

Já me tinham dito que só iria conseguir prescrever planos alimentares para uma prova de trail, se um dia fizesse um trail! Então o ano passado fiz alguns trails e realmente melhorei bastante... Mesmo assim, tinha consciência plena que prescrever um plano de 15km seria completamente diferente de prescrever um de 115km. Então planos feitos e com todos os pacientes orientados, decidi na mesma acompanhar os atletas dos 115km no MIUT, nos postos de abastecimento.
[e aproveito para pedir desculpa aos meus outros pacientes das provas mais "curtas", porque também gostava imenso de ter estado para eles].

Comecei a acompanhá-los no posto da Encumeada. Então lá nos levantámos às 5h da manhã, para chegarmos a tempo de receber todo o material do respetivo atleta (ou seja, as malas/sacos com as rações alimentares/barras/géis/hipotónicos e outros) previamente planeados.

E depois começa a espera - à espera deles. Nem imaginam a agitação, tanta gente conhecida, tanta gente para o mesmo: ajudar os valentes que vêm a caminho. A expectativa de saber se eles estão bem ou não, e de sentir que queremos muito ajudar, sem atrapalhar!

Nos postos.. Vi alguns atletas a sofrerem bastante. Além de dores físicas, vi: vómitos, desarranjos digestivos, hipoglicémias... enfim, sintomas que numa prova tão exigente como a que fizeram são bastante desconfortáveis e que podem levar a desistências [mesmo após vários meses de treinos e sonhos]. Então nos que pude, tentei ajudar nas escolhas alimentares.

Ontem cresci imenso como nutricionista!

Senti que fiz vários "socorrismos nutricionais":

 * desde arranjar soros re-hidratantes com os ingredientes que tinha à mão (tipo preparação de poções mágicas haha)
 * escolher o melhor de cada "saco" do atleta para enjoos, e vómitos! E acreditem que nem sempre os sacos tinham opções interessantes.
 * escolher/inventar as melhores bebidas para quem já não suporta os sabores doces e enjoativos dos géis, hipotónicos e barras.
 * roubar alimentos dos sacos de uns para dar aos outros...
...
* e mais que tudo "rezar" para que todos chegassem aos postos seguintes, BEM!

Entre postos aproveitávamos para descansar, acompanhar os tempos dos atletas e bilhardar com os amigos.
Para mim foi uma ultraprova! Quando os "meus" chegaram à meta, em todos me vieram as lágrimas aos olhos..

E queria agradecer a 3 atletas que sábado foram muito especiais:

Ao António Gonçalves, porque foi contigo que "comecei" estas andanças de trails longos. E depois dos 85km do ano passado, acompanhar-te nos 115km foi fantástico! E por teres confiado em mim quando te fiz um soro mágico e estranho, e todos olhavam para mim: tipo esta é maluca! Aprendi mais contigo que tu comigo [fico a aguardar o teu próximo desafio].

Ao Élvio Melim. Obrigado por teres acreditado em mim e na nutrição, e por teres cumprido a 100% o que combinamos (mesmo quando te deu vontade de comeres outras coisas ahah). Foste o paciente perfeito, e enches todos de orgulho! You made our day!

À Lúcia Franco. Quando te vi na Encumeada dificilmente imaginei-te a terminar a prova. Mas depois vi-te no Curral, e fiquei logo sem dúvidas. Mas que mulher!! Obrigada por teres confiado, mesmo sem me conheceres... e Parabéns por seres essa "máquina"! Uau ... [não te deixo fazer mais nenhuma prova, sem teres um plano ... e a Pilar está à espera do seu primeiro fato de trail ahaha]

.....

E agora um à parte: já me confrontaram várias vezes com o vídeo do vencedor do MIUT, a comer vorazmente num posto de abastecimento, e provavelmente a não fazer as opções nutricionais "supostamente" mais corretas. Então queria deixar aqui no ar uns pontos para pensarmos:

1 - Ele fez a prova em 13h52:17, quantos outros atletas fizeram no mesmo tempo?! Nenhum! É completamente diferente o gasto energético para 13h de prova do que para 24h, mesmo que ele a tenha feito mais rápido, tem consumos mais baixos e menos exigentes: por ter uma capacidade física ultra!!!

2 - Todos os planos são diferentes, porque todas as pessoas são diferentes, enquanto uns sentem-se bem a comer batatas-fritas, outros vomitariam! Por isso, nos postos nem todos comem, nem devem comer o mesmo. Todos têm necessidades nutricionais diferentes, e sistemas gastrointestinais diferentes.

3 - A nutrição é fundamental! E não existem guidelines específicos para provas deste género, existem princípios nutricionais: manter electrólitos estáveis e glucose sanguínea normal; garantir ausências de mal-estares digestivos.... mas não existem guidelines!! Porque isto é tudo menos saudável, é uma brutalidade metabólica!! Daí a necessidade de "emergências nutricionais".


....

Parabéns a todos os que participantes! Aos que acabaram, e aos que não acabaram, aos que fizeram melhores ou piores tempos do que esperavam.. para mim são todos valentes, esta prova é muito, muito, muito dura!!!
Parabéns também à organização, foi excelente! *














\






















Na meta: 






E para o ano há mais! :) 










Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top