#6 Truques para a Sopa ser mesmo saudável

Muitos dos meus pacientes refere-se à sopa como 'o milagre da dieta'. Há muito a ideia que comer 'uma sopinha' é o mais saudável que podemos fazer!
Imaginem agora, colocar vários legumes para dentro de uma panela e aquecer imenso, e depois triturar ... na verdade os componentes vivos e mais activos desaparecem com a cozedura, e a sopa perde muitas vantagens nutricionais!

Então vamos lá às dicas:

#1 O ponto de cozedura

Os legumes muito cozinhados perdem propriedades. O ideal é cozinhar em pouca água e por pouco tempo. ;)

#2 O líquido não sacia

Já lhe aconteceu comer 'baldes de sopa', e uma hora depois está cheio de fome?! ... Pois é,  nós precisamos de mastigar para saciar!! Experimente fazer a sopa com legumes inteiros, ou acompanhe sempre a sopa com um segundo prato. Mastigar é que sacia!! ;) 

#3 Acrescente proteina

Tanta para a saciedade como para a perda de peso, acrescentar proteína dá mais valor nutricional à refeição. Pode acrescentar um ovo, frango desfiado, fazer sopa de peixe ou proteínas vegetais como leguminosas, quinoa, ou mesmo proteína de arroz, cânhamo ou ervilha! 

#4 Atenção à quantidade de 'batatas'

É óptimo colocar na sopa batata-doce, inhame ou mandioca, ou batata, mas o importante é que estes ingredientes não sejam os ingredientes em maior quantidade, até porque fazem da sopa uma grande fonte de hidratos de carbono. Experimentem usar diferentes abóboras, pimpinelas, couve-flor, brócolos como base da sopa. 


#5 O tempero. 

Nós também comemos 'emoção'! Uma sopa que encha o coração dá-nos mais nutrientes e mais satisfação. Há temperos que são optamos em nutrição e que eu muito falo: curcuma, pimenta, oregãos, manjericão, alecrim, canela, salsa, coentros, etc, etc)
Comece a fazer a sopa com um refogado com cebola e alho por exemplo, e no final acrescente mais tempero!! 

#6 Os ingredientes

Last but not least! È claro que a escolha de ingredientes é importante, ingredientes biológicos e locais são o melhor... e nada de colocar cubos maggi!! :P 

Espero que tenham gostado, e que agora as vossas sopas sejam ainda mais saudáveis! 




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top