#7 Dicas Amamentação

No grupo Mãe-Mulher têm surgido várias dúvidas acerca do que comer e beber para aumentar a produção de leite, para que a amamentação corra bem. Como sabem, estou a sentir na pele todas estas dúvidas/ansiedades, então fiz um apanhado da ciência com a minha opinião pessoal para nos ajudar. Ora aqui vão: 


1 – Quantidade suficiente de proteina

Há estudos que mostram que aumentar a proteina na dieta, aumenta a produção de leite. Tentem não deixar a proteina apenas ao almoço e ao jantar. Comer um ovo ao pequeno-almoço, ou reforçar as receitas do pequeno almoço e lanches com proteinas vegetais pode ser uma boa opção.

2 – Mais snack’s

É importante não ficarmos muito tempo sem comer. Atenção, não se encham de calorias vazias: bolos, doces, bolachas...! Mas sim de snacks saudáveis. Mesmo que tenham aumentado bastante peso na gravidez, é importante que insistam nos lanches durante a amamentação! Se apenas fornecerem bons alimentos/ingredientes, o corpo recuperará mais rapidamente a boa forma.

3 – Atenção redobrada

Devemos manter os mesmos cuidados que mantivemos durante a amamentação, com a higine e segurança dos alimentos, e com a qualidade dos ingredientes. A alimentação deve continuar a ser biológica, uma vez que muitos agrotóxicos passam através do leite materno.
Devemos evitar ingerir: café, chocolate, coca-cola, chá preto, ou qualquer outra bebida com aditivos artificiais e açúcar adicionado. Estas substâncias circulam no leite, em diferentes graus de concentração.

4 – Muitos líquidos

Ingerir líquidos é tão importante quanto comer. É verdade que a água não é galactogoga, mas é o principal composto do leite do seu bebé! O bebé deve ingerir entre ½ litos a 1 litro de água através do leite, e esta água tem de ser substituida.
Não temos de beber leite, para produzir leite! Devemos apostar em chás, substitutos saudáveis de café, águas aromatizadas ou agua engarrafada/filtrada (de preferência armazenada em embalagem de vidro).
Apostem em cerca de 3 litros de líquidos por dia.

O alcool não é 100% proibido, pode ser ingerido com moderação (não é bem quantificável), mas se notar que a criança está com soluços, cólicas ou parecer reagir, deve evitar qualquer tipo de alcool.

Têm me perguntado no grupo quais os chás permitidos, ora aqui vai: camomila, canela, gengibre, tília,  cidreira, cardo-mariano (silimarina), alfazema, infusões de frutos, hortelã. 
Se tiverem dúvida em algum produto, pesquisem aqui: www.e-lactancia.org ... e na dúvida, não tomem! 

5 – Conheçam o vosso corpo

Um dos nutrientes que parece estar mais em falta no leite materno é o Zinco e a B6, e nesta fase a mãe pode apresentar baixa de vitamina D e de B12, principalmente se for vegetariana. Tenham atenção ao input destes nutrientes através da alimentação, e façam análises de sangue para perceber como andam a nível nutricional. Só nas análises é que podemos avaliar o estado nutricional da mãe. Por vezes, é preciso suplementar.

6 – Descanso

Podemos comer e beber muito bem mas se não dormirmos ou descansarmos o suficiente, nem conseguirmos controlar os nossos níveis de stress... a produção poderá estar comprometida! Por isso, relaxem e descansem sempre que puderem!! 

7 – Alimentos galactogogos

Existem alimentos específicos que parecem aumentar a produção de leite materno. Costumo ter bons resultados na prática clínica com: aveia, arroz glutinoso, proteinas vegetais, frutos vermelhos, abacate, frutos secos, sementes de sésamo e abóbora. Muito provavelmente porque são alimentos que contêm os nutrientes que são necessários à produção de leite!
Mas não há como experimentar! 

Deixo-vos aqui uma receita que tenho usado, quando sinto que a produção de leite diminui. E tem funcionado super bem!! ;)


Papas de aveia ‘pró-leite’

Ingredientes:

-       3 c.sopa de flocos de aveia sem glúten
-       1 c.sopa de sementes de sésamo
-       1 c.sopa de proteina vegetal (uso de arroz, ervilha ou cânhamo)
-       1 casca de limão
-       1 pitada de canela
-       1 c.sobremesa de mel (ou pode ser ½ maçã ou ½ banana)
-       200ml de bebida vegetal (ou água)

Modo de preparação:


Misturar todos os ingredientes e cozinhar a baixa temperatura por cerca de 7 minutos.






Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top