#8 Mandamentos: Fase inicial do pós parto

Olá a todas! 

Quero iniciar a minha participação neste grupo bem feminino, dizendo que estou bem solidaria com a vossa etapa de vida, porque também é a minha, a minha bebé acabou de fazer 2 meses de vida... e eu estou a sentir tudo na pele, tal como vocês! Isto custa a todas. Muitas vezes seguimos celebridades que recuperam o corpo de forma quase mágica, e nós deste lado sentimo-nos ‘esgotadas e ansiosas e descabeladas’...e não vemos o mesmo a acontecer conosco! 

Então deixo-vos 8 ‘mandamentos’ para esta fase inicial do pós-parto: 

Cada corpo é um corpo. A vossa história de vida e clínica é única. O vosso corpo além da influência genética, tem a influência de todas as escolhas alimentares que foram fazendo ao longo dos anos!

Muitos factores influenciarão a perda de peso e a forma do corpo: a idade, o condicionamento físico e composição corporal anterior à gravidez (% de massa magra e gorda, etc.), o número de gestações, o tipo de parto, os factores hormonais, etc. 

Lembrem-se que o primeiro mês é muito STRESSANTE (eu que o diga!)! São as mudanças hormonais, os lóquios, as dores, além de todos os cuidados ao bebé... é uma fase de namoro à nova pessoa pequenina que agora anda lá por casa! E isto é importante: não tentem perder o peso que aumentaram na gravidez todo neste primeiro mês, não vai acontecer!

4º Amamentar queima muitasss calorias (estima-se que para produzir 850ml de leite consumimos cerca de 750Kcal). É uma fase importante para relaxar e investir na amamentação, caso pretendam!

Tenham sempre a despensa e o frigorífico cheios de alimentos frescos, de preferência biológicos e sem nada de produtos processados. Se não conseguirem ir às compras nem cozinhar... PEÇAM AJUDA (e peçam também para que não vos comprem doces, salgados, ou outros que não ajudem à dieta – acreditem, que se tiverem por casa, vocês vão atacar!)

Espalhem pela casa: garrafas de água, taças de frutos secos, frutas frescas, e outros snacks saudáveis... é importante que não fiquem muito tempo sem comer! 

Façam a correta avaliação clínica no pós parto. Falem com o vosso médico e nutricionista para perceber como andam os vossos níveis séricos de cálcio, ferro, vitamina D e as hormonas tiroideias. É importante que estejam saudáveis. 

8º Repouso! Sempre que possam, descansem! Não vai ser fácil, mas o descanso é importante tanto para a amamentação, para a reparação metabólica, como para a vossa lucidez e força para entrar em forma!

Espero que tenham gostado ... Muita força para esta fase!!! 

Até breve
Beijinhos! 

---- 

Este post foi elaborado para o grupo de Facebook - Mãe - Mulher Saudável




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top