#3 Crónicas da Amamentação

Já cá faltava uma crónica da amamentação. Pois é, queria vos dizer tanta coisa boaaaa... que tinha muito mais leite, que até já tinha conseguido tirar com a bomba, e que ela já faz intervalos maiores entre refeições e até que já dorme a noite toda!!!

Ahaha!
Nada disso!

Mas.... está muito mais tranquilo! Passando as primeiras 7/8 semanas, quando já passamos 'por tudo': gripe, gastroenterites, pai internado, mudanças de casa, incêndios na ilha, mudança de escola repentina do irmão mais velho... e a miúda continua bem, saudável: só significa que amamentar é isto mesmo: paciência, e deixar o tempo passar. Tenho leite, e ela come - mesmo com tanto stress - por isso todas somos capazes!

A Pilar nunca aumenta muito peso. Aumenta cerca de 100g por semana, nas boas semanas 150g. Mas continua no percentil 50 de peso e de comprimento [confesso que estava mal habituada, porque o Zé nunca teve escala, era sempre acima dos 95 nos dois, ainda é].

Ah, aprendi que a mama não é um reservatório de leite, mas sim uma fábrica! Logo que ela vai para a mama, o leite desce (maravilhas da natureza). E que ao contrário do que eu imaginava, que ia ter sempre o peito cheio ... não tenho, aliás, até acho que está sempre vazio! lol

Bem, na verdade eu tinha a teoria toda. Volta e meia vou às minhas cabulas da 'cadeira' de saúde materno-infantil que tive na faculdade. Já sabia disto tudo, mas não há como 'sentir-na-pele', não é?!

Pois bem, continuo a amamentar de 2 em 2 horas (e por vezes de hora a hora) durante o dia - a tal 'livre demanda'; e durante a noite, o maior intervalo entre uma refeição e outra é de cerca de 4h. Mas acordar à noite 3 vezes não me cansa, consigo adormecer rapidamente e ela também. Preocupa-me sim, depois dos 6 a 7 meses dela: será que vai continuar a acordar assim tanto! Mais uma vez, comparo-a com o Zé Pedro, que aos 3 meses adormecia às 20h e acordava às 8h da manhã... E foi sempre assim ! [Pois, confirmo o que dizem: que um bebé nunca é igual ao outro]

E agora vou começar a trabalhar... aos poucos, porque quero continuar a amamentar (e porque a necessidade obriga) e vou acelerar a diversificação alimentar que começará aos 4 meses (e não aos 6 que seria o ideal para um bebé amamentado)!
Confesso que estou desejossaaaa... #1 pela 'liberdade' de mais umas horas para mim que já tenho saudades; #2 porque adoro esta parte da pesquisa de receitas, e #3 porque vejo a Pilar crescer!

Quanto a mim, já recuperei o peso ganho quase todo - ainda faltam uns 2kg! Não me preocupa muito, sei que tenho tempo, e que por experiência tudo volta ao lugar com o devido 'trabalho' e esforço!

#1 Crónica da Amamentação 
#2 Crónica da Amamentação 







2 comentários

  1. Olá... cá por casa também tem sido cá um stress na amamentação. Ele tem 4 meses e tenho alturas que com o stress tenho menos leite, mas cá vamos andando. Ele está no percentil 15 mas este mês até engordou 600gr. Mama de 3/3h de dia e já dorme 8/9h seguidas desde os 3 meses, mas para mim é stressante amamentar porque estou sempre a pensar se tenho leite que chegue..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o tempo vai passando, mas a nossa confiança nem tanto muda! Estamos sempre na desconfiança! Mas esse aumento de peso foi muito bom Ana! Como é que ele está agora?! Beijinhos e força

      Eliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top