Solanina

A SOLANINA!

Já ouviram dizer que a 'parte verde' da batata não se deve comer?! Pois bem!

Este composto é um glicoalcalóide tóxico, insolúvel em água [ou seja, não sai com a cozedura dos alimentos] e está presente naturalmente em algumas plantas como as da família Solanaceae, ou seja, a família da batata inglesa, do tomate, do pimento e da beringela.

Os efeitos nefastos da toxicidade deste composto surgem quando o seu consumo é excessivo (ou seja, todos os dias, mais do que uma vez por dia e em grandes quantidades); pior ainda em pessoas que têm alterações gastrointestinais como por exemplo, o síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colites, ou em pessoas com problemas inflamatórios, tais como, inflamações articulares.
Alguns estudos também relacionam o consumo da solanina com a redução de cálcio e hemácias no sangue.

Quando estas plantas estão 'doentes' ou ainda muito 'jovens' em germinação, a quantidade de solanina é superior, por isso é importante evitar o consumo de batatas com brotos/rebentos ou que estejam verdes por baixo da casca!
Também quando apresentam cortes, estão amassados/danificados ou o vegetal é exposto ao sol, tornando-se mais verde, há maior produção de solanina nos mesmos, o que se deve evitar.

Aconselho a ingestão destes até 3x por semana, e variar ao máximo entre todos os vegetais! 

Atenção: a intenção deste post não é gerar 'radicalismo nutricionais', até porque estes alimentos também apresentam vantagens nutricionais!! Mas informação é tudo!

Equilíbrio, variedade no prato e um bom aconselhamento nutricional é o mais aconselhável! 


Boas escolhas alimentares :) 




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top