#2 Parte: Então, o que posso comer afinal?

Dando seguimento ao post anterior... sabemos que a nutrição é uma ciência sempre em movimento. O que hoje parece ser válido, lá vem amanhã um estudo que mostra que 'afinal' não era bem assim! Mas a maior parte do que escrevi no post... é, infelizmente, verdadeiro e comprovado.

Os alimentos 'verdadeiros', não modificados, sem 'quê's' nenhuns... são efectivamente 'escassos' na oferta que temos hoje em dia.

E na prática, aquilo que escolhemos comer, não está só associado ao conteúdo nutricional, ou ao facto do alimento fazer 'bem ou não'... mas também à componente social, afetiva, cultural, socioeconómica e ao prazerrrr!
Em todo o lado há comida! E comida saborosa... comida que nos conforta, nos sacia e que nos une.

Mas calma lá ... não estou para aqui a dizer: "toca a comer o que sabe bem!!" Nada disso! haha

Até porque hoje em dia, o nosso cenário em saúde é dramático:

Cito Pedro Carrera Bastos que ainda ontem fez esta publicação no facebook acerca do assunto:



Na maioria dos países (desenvolvidos e subdesenvolvidos), há uma elevada incidência e prevalência de várias doenças crónicas não transmissíveis (ecnts), como a diabetes mellitus [1-13], a hipertensão [14-22], a doença das artérias coronárias [10, 23-29], o acidente vascular cerebral [26-31], vários tipos de cancro [32, 33], a osteoporose [34-40] e as doenças autoimunes [3, 12, 41-45]. e entre as principais causas de mortalidade prematura se encontram a diabetes, doença das artérias coronárias e o acidente vascular cerebral [46].
[...]
E quais as causas deste cenário?!? 
[...]
1) o grande aumento da prevalência de obesidade e excesso de peso  [...]
2) o típico padrão de dieta ocidental gorduras 
3) a inadequada exposição solar e deficiência de vitamina D 
4) o sedentarismo
5) as alterações dos ritmos circadianos e padrões de sono 
6) o tabagismo
7) o aumento da exposição a poluentes ambientais 
8) O stress psicológico crónico
9) várias alterações na microbiota

Mas qual o mecanismo que unifica todas as explicações apresentadas?

==>  inflamação crónica de baixo grau 
 [..]

Bem, traduzindo por outras palavras: estamos mesmo mais 'doentes' porque comemos mesmo 'mal', e ficamos todos 'inflamados'!  

OK Nádia ... Então o que é que posso comer??? 

Resposta rápida: 80/20

... 80% de alimentos que promovam saúde e no máximo 20% dos que não são saudáveis!

A natureza é sábia. O nosso corpo tem várias formas de metalizar e desintoxicar, desde que estes alimentos 'maus' não excedam os 20% da nossa alimentação. ... Mas não se esqueçam, precisamos mesmo de investir nos 80%. Escolher alimentos de qualidade, regionais, biológicos, com poucos ingredientes, evitar alimentos processados, não ingerir açúcar, etc. Pensem que todo o alimento saudável que escolhem deve ter uma função positiva no nosso corpo. Se não tiver, não precisamos dele!

Claro que estou a falar com base num indivíduo saudável! Há patologias que requerem cuidados nutricionais bastante específicos (por exemplo, não convém dar glúten a um celíaco).

Na verdade, o ideal, ideal, ainda está para vir: uma análise genética a cada um de nós, que trace o perfil alimentar individual. Mas sem essa opção.. o mais fácil é fazermos as nossas experiências, e vermos o que funciona melhor com cada um de nós!

Tenho pacientes que sentem-se mal quando comem: alface. Outros que têm mais dificuldade em perder peso se comerem mais pão! Uns que preferem mais doses de HC ao jantar! Uns que detestam frutos secos, mesmo sabendo que fazem muito bem... Enfim, acho que nunca fiz um plano alimentar igual ao outro! Não há como serem iguais.

Pensem comigo: todos vamos ter de comer até ao final das nossas vidas, certo?!
Se associarmos sempre o comer: à culpa, ao medo, a terrorismo, podemos ter a certeza que a nossa saúde emocional será afectada... e isto de certezinha que se há de refletir na nossa saúde!

É muito importante o consenso, os estudos científicos, e informação de qualidade... Mas se é importante consenso, é mais importante ainda BOM SENSO, e a adaptação a cada caso!

A nutricionista,
Nádia Brazão

PS* [Se têm muitas dúvidas, ou dificuldades, procurem ajuda, ajuda de qualidade. Duvidem quando vos oferecem alimentos 'embalados', processados ou nem vos falem em alimentos biológicos!]










Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top