Leite sem Lactose?

Hoje trago-vos um tema que considero muito pertinente, porque respondo a isto várias vezes na minha semana de consultas. 

✔️ O que é o leite sem lactose? 

Vamos por partes. A lactose, é um hidrato de carbono (açúcar) que está presente no leite e nos seus derivados.  

No nosso intestino ela é naturalmente 'quebrada = separada' por uma enzima que se chama lactase, para assim poder ser absorvida. Ou seja, a lactose (1 açúcar composto por 2 moléculas) é quebrada pela lactase (enzima), que separa-a em duas moléculas isoladas = glicose + galactose. 





✔️ Então o que significa ser intolerante à lactose?

Algumas pessoas apresentam uma deficiência parcial ou total desta enzima: a lactase, impedindo assim a digestão da lactose. 
Ou seja, quando estas pessoas intolerantes ingerem lactose, a molécula chega inteira ao intestino, e provoca vários desconfortos, como por exemplo: diarreia, gases, dores abdominais e náuseas. 
Nestes casos, os alimentos sem lactose devem ser indicados. 

✔️ Mas agora vamos à pergunta chave

E mesmo não sendo intolerante à lactose, é preferível ingerir 'leite sem lactose'?! 

Muitas pessoas acreditam que é melhor consumir lácteos sem lactose, e que estes têm menos açúcares (e consequentemente 'engordam' menos). Mas não é verdade. 

Estes produtos sem lactose, possuem a mesmas moléculas de açúcar, só que já 'quebradas'... ou sejam, em vez da molécula intacta, eles apresentam uma espécie de 'pre-digestão', onde a glicose e a galactose já estão livres... O que justifica o facto destes produtos terem um sabor mais doce! 

Estes lácteos sem lactose têm uma maior resposta glicemica do que a lactose, porque o açúcar chega mais rápido à corrente sanguínea, promovendo também uma maior resposta da insulina!! 

Há também referências que mostram que consumir lácteos com lactose, parecem ter efeitos benéficos na contagem de bifidobactérias e bactérias do ácido láctico no nosso intestino; e diminuir bacteroides/clostridia e aumentar a concentração de AGCC (acidos gordos de cadeia curta)... a lactose parece ser considerada um HC benéfico à microbiota intestinal!! 

✔️ Resumindo: 

Não estou com isto a tentar aumentar o consumo de lácteos... mas sim a explicar que se não tiver intolerância à lactose, não há benefício em consumir os seus lácteos sem lactose!!! 

Espero que tenham gostado ;) 

Nádia Brazão


/////// Ref:

Francavilla R, Calasso M, Calace L, Siragusa S, Ndagijimana M, Vernocchi P, et al. Effect of lactose on gut microbiota and metabolome of infants with cow’s milk allergy. Pediatr Allergy Immunol. 2012;23:420–7.

Sonnenburg, Erica D., and Justin L. Sonnenburg. "Starving our microbial self: the deleterious consequences of a diet deficient in microbiota-accessible carbohydrates." Cell metabolism 20.5 (2014): 779-786.




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top