SII - O que a nutrição pode fazer -

Tal como prometido, hoje é terça-feira e à 'artigo' de nutrição!
Hoje sobre um assunto que gosto muito, muito.. e posso-vos dizer que semanalmente encontro novos casos de pacientes com este 'problema'! É se calhar, mais comum do que vocês pensam!

Alguém já ouviu falar do Sindrome do Intestino Irritável (SII)?!

SII é um termo aplicado a uma desordem funcional do intestino. O diagnóstico é feito por exculsão (de outras patologias) após uma investigação médica completa, onde existem sintomas, mas aparentemente não existe alteração na anatomia do intestino!!

Os sintomas podem ser: gases, distensão abdominal, cólicas com intensidades variáveis, obstipação ou diarreia. 

As causas podem ser várias:

* Disbiose (alteração na flora intestinal)
* Parasitas intestinais
* Má alimentação
* Alterações do sistema nervoso: stress, ansiedade (sempre esta ligação constante entre intestino e cérebro).

Em consulta o que costumo fazer é conhecer bem o paciente e as suas preferências e tolerâncias com base no seu histórico de sintomas.
O primeiro passo é diminuir a inflamação metabólica. Existem vários alimentos que podem ser causadores de inflamação: trigo, ovos, leite, carne vermelha, frutos vermelhos, sementes, brócolos, alface, entre outros [como podem ver são vários... e nem todos necessariamente prejudiciais]!

Devemos retirar os alimentos causadores e reinclui-los avaliando os sintomas (2 a 3 dias) [Também existem testes de intolerância alimentar - mas nem todos são credíveis, atenção!]

Ultimamente tenho aplicado uma dieta desenvolvida pela Universidade de Monash na Australia, e tenho tido também muito bons resultados com a redução de alimentos FODMAPS, ou seja, alimentos que absorvem mais água no intestino e são mais susceptíveis de fermentação (provocando os tais sintomas do SII)... [e confesso que tenho estado bastante satisfeita com os resultados]

Ter uma SII, é mesmo muito chato, vejo por relatos dos meus pacientes que é muito desconfortável, doloroso e afecta demasiado o dia-a-dia... evitam ir a restaurantes porque não sabem o que comer; evitam convívios pelas mesmas razões; evitam até estar fora de casa por não saberem se encontrarão um WC!

Mas na grande maioria dos casos, a mudança alimentar e de estilo de vida - associada a uma suplementação adequada que também pode ser uma grande ajuda - tem resultados muito, mas mesmo muito bons!!

Se estão com dúvidas, procurem acompanhamento profissional! ;)

Espero que tenham gostado!!

Nádia Brazão

-----


Algumas referências:


 2017 Aug 26;9(9). pii: E940. doi: 10.3390/nu9090940.
Low-FODMAP Diet Improves Irritable Bowel Syndrome Symptoms: A Meta-Analysis.


 2016 Apr;55(3):897-906. doi: 10.1007/s00394-015-0922-1. Epub 2015 May 17.
Does a diet low in FODMAPs reduce symptoms associated with functional gastrointestinal disorders? A comprehensive systematic review and meta-analysis.

 2017 Mar;32 Suppl 1:11-15. doi: 10.1111/jgh.13687.
Re-challenging FODMAPs: the low FODMAP diet phase two.



Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top