Novidades da Nutrição Funcional

Olá a todos!!

Tal como prometido vou partilhar aqui, umas luzes do que aprendi no fim de semana em Lisboa!
Para melhor enquadramento, na sexta feira frequentei um curso de 'Microbiota e Doenças neurológicas: Parkinson, Alzheimer e Depressão' - O curso foi.. FANTÁSTICO! Aprendi imenso, fiquei apaixonada!
E no Sábado foi o Congresso Europeu de Nutrição Funcional - organizado também pela Nutriscience. Enfim, um congresso muito bom, com um resumo das novidades científicas (também um encontro de amigos)! hehe

Queria-vos traduzir tudo ao pormenor... mas é impossível! E na verdade a nutrição é tudo menos simples!!

Mas não quis deixar de partilhar umas 'novidades' científicas, e coisas fixes que revi e aprendi:


#1 Para o tratamento dos problemas do foro neurológico, o foco não deve ser o cérebro, mas sim o intestino. Indivíduos com intestinos saudáveis têm menos ansiedade e depressão.

#2 Os probióticos apenas efectuam o seu 'benefício' após estarem mortos, ou seja, o novo 'tratamento' intestinal será com MAMPS = Padrão molecular associado a microorganismos (ou seja, probioticos-fantasma, ou paraprobioticos) - ADOREI ESTE TEMA!

#3 A suplementação com omega 3 de boa qualidade tem um efeito protector do sistema nervoso e preventor de depressão. É muito importante a qualidade e ingestão do omega 3 na nossa alimentação.

#4 O leite parece ter um efeito potenciador da mutação do P53 (um factor de transcrição que regula os nossos genes, e que está alterado no cancro).

#5 Fazer uma dieta de baixa carga ácida não é o mesmo que ingerir alimentos alcalinos, mas sim não ingerir alimentos inflamatórios. O uso 'rotineiro' e por muitos anos de alimentos inflamatórios é que altera o nosso metabolismo, provocando acidose e danificando profundamente os nossos tecidos.

#6 O ácido úrico está associado a muitos mais mecanismos, que não apenas 'à gota'. O ácido úrico aumentado aumenta o stress oxidativo, e diminui a forma ativa da vitamina D (um problema na sindrome metabólica).

#7 Quanto mais gordura temos no nosso corpo, maior a 'aromatase', maior a quantidade de 'estradiol', e menor a testesterona (o que não é muito simpático para os homens!)

#8 Ashwaganda é um suplemento, que parece melhorar o relaxamento, modular o stress, e melhorar os teores de testosterona (porque melhora a neurotransmissão dopaminergica com hormonas sexuais)

#9 O sucesso entre perder e manter o peso está fortemente associado a 300 minutos de atividade física moderada por semana.

#10 Quem já pratica exercício fisico há 2 anos, tem mais 15x de probabilidade de cumprir os 300' com prazer.

#11 Aumentar o fluxo energético, ou seja comer 'muito' e gastar 'muito' parece ser a melhor estratégia para aumentar o metabolismo e a oxidação de gordura.

#12 A dieta pobre em FODMAPS (leia-se mesmo assim: FODmaps) parece estar associada à melhoria dos sintomas das sindromes inflamatorias intestinais. Ainda carece de mais estudos, mas os resultados são promissores.

#13 O cacau é um excelente protector da pele. É mais bem absorvido quando em pó, de preferência biológico na dose de 1 c.chá/dia. Ou em barra com >70% cacau sem açúcar: 15 a 20g/dia.

#14 O alecrim e os cítricos têm um efeito de fotoproteção, e deixaram esta receita: 3 casca de laranja ou lima + 1/2 c.sopa de alecrim. Ferver as cascas, acrescentar o alecrim e esperar 5 minutos. Beber ao longo do dia, frio ou quente!

Não se esqueçam que são apenas mensagens soltas, sem enquadramento! O mesmo deve ser feito, e aplicado individualmente. Para acompanhamento, procure um nutricionista!

Espero que tenham gostado *


Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top