TOP 10: Alimentos para 2018

Uma grande amiga minha que mora em Lisboa, mandou-me mensagem no início do ano a pedir: "uma lista de 10 alimentos essenciais para incluir na minha alimentação em 2018! Uma pequena mudança para chegar aos 100 em boa forma :D :D "

// Pediu também  umas sugestões de chás, suplementos, que tipo de reduções alimentares... Que posso deixar para outro post //

Eu como é óbvio achei o máximo! E então decidi partilhar com vocês o TOP 10 que fiz para a Teresa.
Mas antes gostaria de referir o seguinte:

#1 Podem existir outros alimentos a incluir que não estão na lista :D
#2 Os alimentos não são por ordem de importância, ou seja, não é pelo abacate estar em primeiro que é o 'melhor do mundo'.. aliás a alimentação saudável por um somatório de factores (nutricionais e não só)
#3 e é claro que não basta comer estes para ficarmos saudáveis ... mas estes ajudam sem dúvida o nosso metabolismo! [A não ser que haja alguma contra-indicação específica].


Vamos a descrições: 

1 - Abacate. Dispensa apresentações! Apesar de ser uma fruta 'pobre' em hidratos de carbono, tem gordura monoinstaturada e em beta-sitosterol (um fotoquímico com função de controlo hormonal). Nas saladas, nos lanches, em guacamole, barrado no pão... etc. etc. 

2 - Batata doce. E nós aqui na Madeira temos tanta oferta e variedade à nossa disposição. É uma excelente fonte de hidratos de carbono de 'boa qualidade', e muito rica em carotenóide: essenciais para uma boa visão e estimulador de funções imunológicas. 

3 - Peixes!! De captura no mar (não se esqueçam!) Desejo que comam muitos carapaus, cavalas, sardinhas... fontes de omega 3 e de 'proteina magra'.

4 - Frutas e legumes, biológicas e de época, de preferência da região (o ambiente agradece)! Com enfase para os frutos vermelhos e romãs! Apostem.

5 - Alho! A alicina, composto ativo do alho tem uma ampla função no nosso metabolismo: previne doenças cardiovasculares, anti-coagulante, antioxidante, hipotensor, preventor de doenças cancerigenas... etc. etc.! (Vale a pena o 'mau hálito'). 

6 - Azeite! Vou saltar a apresentação... até porque pelo que tenho avaliado, já está no nosso 'hábito' como bons portugueses! Mas façam apostas em azeite de qualidade: extra virgem e de preferencia biologico. 

7 - Curcuma e gengibre. As raizes primas, que estão muito bem estudados pelo seu potencial antiinflamatorio! Em infusoes, nas saladas, nas sopas, nos salteados, no forno!! 

8 - Frutos secos! Com variedade, peso e medida! 

9 - Ovos. Além de boa fonte de proteína, para usar nos lanches ou nos pequenos-almoços (por serem práticos), são uma excelente fonte de proteína e de colina. 

10 - Produtos Hortícolas. De preferência biológicos... com uma atenção para o 'ponto de cozedura'! Ao vapor, no forno, salteados ... e tentem fugir aos 'cozidos-ponto-espapassados' hehe



E vou terminar, porque o texto já vai longo: mas termino com um lembrete do Workshop do próximo sábado!! Ouvi dizer que ia ser 'bombastico'... se tiverem interessados, vejam como AQUI!

Beijinhos ... Um especial para a minha querida amiga Teresa (inspiração deste post!) 

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top