Qual a melhor dieta?!

Aqui está o artigo publicado na nova revista digital sobre desporto - A META 
Podem conhecer a revista AQUI

Qual é a melhor “dieta”?
Esta é uma pergunta que me fazem com alguma frequência. “Qual a melhor dieta para emagrecer?”. Todos procuram a dieta perfeita, o método perfeito, o corpo perfeito.
E a minha resposta é: a melhor dieta, é aquela que conseguimos cumprir e manter, e que nos faça bem! Uma dieta que tenha de tudo um pouco, com as doses adequadas de vitaminas, minerais, que tenha fibra, energia e mais que tudo boas fontes de proteina, hidratos de carbono e gorduras. Uma dieta que evite compostos que "façam mal ao nosso organismo”.
Não existe fórmula mágica para emagrecer. Para emagrecer é preciso persistência, alguma disciplina, mas mais que tudo uma atitude de mudança … E que a motivação para a mudança resida em questões de saúde e de bem-estar!
Existem dietas de todas as formas e feitios, desde dietas sem hidratos de carbono, do tipo de sangue, dietas da fruta, dieta de atkins, dietas dos pontos, hiperproteicas, cheias de suplementos, dietas detox de 2 a 3 dias… dietas mil, umas mais rápidas, umas mais lentas, mas que de uma forma geral o objectivo de emagrecer é alcançado. Funcionará a curto prazo… e não se aplica a todos! Será que valem mesmo a pena?
Por exemplo, cortar o glúten da dieta traz vantagens a algumas pessoas, mas outras até podem comer pão de trigo e se sentir muito bem. Assim como a lactose, tenho pacientes que sentem-se muito bem a ingerir leite (talvez tenham mais lactase que o normal para digeri-lo), por outro lado, tenho outros que não beneficiam em nada, e sentem-se “inchados”. Com o passar do tempo, e com todas as consultas que já dei, o que aprendi é que o “que serva para um, não serva para outro”, e se der 30 consultas por dia, nas 30 vou focar aspectos diferentes.
Ainda não existe uma verdade absoluta sobre nutrição e exercício físico. O que numas pessoas funciona bem, noutras pode nem funcionar! Cada pessoa tem o seu corpo e o seu metabolismo, e tem também uma personalidade única.
E nada de radicalismos. No meu ponto de vista, é impensável afirmarmos que “nunca mais” vamos comer uma bola de berlim, ou beber uma poncha.  “Asneiras” vão existir para sempre, quer quando estivermos aborrecidos e nos apetecer um doce, quer na casa dos amigos num convivio, quer a fatia de bolo de aniversario ou a malassada do carnaval… fugas à dieta vão existir sempre, e até devem existir! Um estilo de vida saudável, inclui este tipo de comportamento.
Resumindo, para mim, a melhor dieta é aquela que traz bons resultados, a que conseguimos manter uma vida inteira e a que nos faz sentir bem! É alcançada com paciência e persistência, mas os resultados são gratificantes. E cada um tem “a sua dieta”, para que cada um possa dizer que: Esta é “a minha dieta”!
Boas escolhas alimentares,
Nádia Brazão
Dietista clínica do Plano D

Nº da Cédula Profissional: 0653D

Arti

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top